segunda-feira, 30 de maio de 2011

Turismo cresce em todas as regiões do mundo

O ano de 2010 foi positivo para todos os continentes: 7% de crescimento. Em 2020, China deve se consolidar como principal mercado



Assunção, Paraguai - A 52ª Reunião da Comissão Regional para as Américas da Organização Mundial do Turismo (OMT) colocou em pauta estratégias para melhorar a qualidade de vida no continente por meio do turismo. O evento teve início ontem (17), em Assunção, Paraguai, e contou com representantes de todos os países-membros da região.

Taleb Rifai, secretário-geral da organização, apresentou dados sobre o cenário turístico internacional em 2010. Houve crescimento de 7% em relação ao ano anterior, com registro de 940 milhões de desembarques e uma receita gerada de US$ 918 bilhões. Na América do Sul, o crescimento foi de 10%. Todas as regiões do mundo aumentaram o fluxo de turistas.

A Europa segue na primeira posição, responsável por 51% do total de desembarques, seguida da Ásia/Pacífico (22%), Américas (16%), Oriente Médio (6%) e África (5%). A China consolidou-se como principal mercado em expansão: tomou o lugar da Espanha e agora só perde para os Estados Unidos e França em termos de desembarques. Quando o item em análise é a receita turística, a China ultrapassa a Itália e fica em quarto. As previsões apontam que os chineses serão o primeiro mercado turístico do mundo em 2020.

 
“O setor mostra recuperação estruturada nos primeiros de 2011 e a principal prova é que esse crescimento vem de mercados emergentes. A América do Sul é um exemplo, a vitalidade da economia do continente e a tendência de organizar pacotes e produtos em conjunto tem dado a este mercado maiores condições de atrair turistas de todas as partes do mundo”, afirmou Taleb Rifai.

Nos primeiros dois meses deste ano, o turismo manteve o ritmo ascendente em todas as regiões, exceto no Oriente Médio e no norte da África, como resultado da instabilidade política nos territórios. A América do Sul e a Ásia lideraram o desenvolvimento, com uma taxa de 15% cada. As expectativas da OMT para os países presentes na reunião em Assunção são positivas: o turismo na América do Sul deve fechar 2011 com um crescimento de 4,5%.


Publicado aos 18/05/2011, pelo site do Ministério do Turismo - ASCOM

domingo, 29 de maio de 2011

São Paulo em 360º



Site da cidade de São Paulo apresenta à cidade em 360º  para os turistas

O site da cidade de São Paulo está possibilitando as pessoas um tour pelos princípais pontos turísticos da cidade sem sair da "telinha".



Esse tour, oferece uma visão em 360º de pontos turísticos da cidade como: Parque Ibirapuera, Parque da Independência, Parque Trianon, Museus, Teatros, Igreja, Vistas Panorâmicas entre outros.
Com isso as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de se maravilhar com todos esses encantos que os pontos turísticos oferece, terão a possibilidade de curtir "sampa" de uma forma mais tecnológica.

Então visite São Paulo nem que seja pela tela de seu computador. E programe visítas a esses pontos turísticos que sem sombra de dúvidas são de tirar o chapéu.

Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/

sábado, 28 de maio de 2011

Festival de música SWU prepara Gincana Impacto Zero para universitários



Vinte projetos serão selecionados para uma gincana do SWU

Atenção estudantes universitários de todo o Brasil! A sua faculdade tem um projeto bacana na área de sustentabilidade? Que tal, então, participar da Gincana Impacto Zero SWU 2011?

Festival de música combina com consciência ambiental? Para as 164 mil pessoas que lotaram os três dias de SWU, em outubro do ano passado, a resposta é sim!


“A quantidade de resíduos e de lixo que é fabricado num evento desse é muito grande, então ter um pensamento de como é que vai se resolver o problema que esse festival deixa depois não é só interessante, como deveria ser fundamental”, aponta o empresário Rafael Almeida.

Rafael foi ao evento com os amigos Heloísa e Guilherme. Os três aprovaram a proposta de unir shows a ações sustentáveis.




“Tinha o lugar que separava o lixo. Durante 24 horas havia pessoas tratando do lixo, separando. Foi bacana”, lembra o engenheiro Guilherme Bohn.

“Desde que eu me conheço por gente, a minha mãe separa o lixo. Se você não tem isso da sua casa, dos seus pais, da sua família, é legal você ter outra referência. Se é uma referência legal como essa de música, por exemplo, que é um atrativo para o jovem”, opina a estudante Heloísa Carneiro.



Este ano, o SWU vem com mais novidades - especialmente pra você, que é estudante universitário.

O que muita gente não sabe é que o SWU não é só um festival no fim do ano, ele já começa agora e com uma grande ação.

“É a Gincana Impacto Zero SWU 2011. Essa gincana é para os universitários do país inteiro, o Brasil todo pode se inscrever através das suas faculdades mandando projetos de sustentabilidade pra gente”, avisa Marcella Silveira, coordenadora do SWU.

Vinte projetos serão selecionados para uma gincana que será exibida no Fantástico, no mês que vem. E o mais legal: o projeto vencedor vai sair do papel.









sexta-feira, 27 de maio de 2011

A história de São Paulo contada em algumas horas

 

O TurisMetrô oferece a seus participantes a facilidade de conhecer os principais pontos turísticos da cidade a um baixo custo e de maneira bem divertida. 

Atualmente São Paulo recebe por ano, mais de 10 milhões de visitantes. A maioria vem à cidade para fazer negócios. O que muitos não sabem, mesmo os paulistanos é que a cidade tem uma história muito rica a ser apreciada.
Foi pensando nisso que a São Paulo Turismo, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, oferece o TurisMetrô, um programa que inclui 5 diferentes roteiros, todos com guias bilingües, e artistas encenando a história da cidade. A Estação Sé é o ponto de partida de todos os roteiros.
A história da cidade fica ainda mais bonita e mais marcante porque, além dos guias, é interpretada por atores, que participaram de um minucioso treinamento e estão aptos a contar detalhes ligados a igrejas, museus, avenidas e outros pontos turísticos. O TurisMetrô oferece saídas aos sábados e aos domingos, às 09h e às 14h. A única despesa é com o transporte de metrô.

O limite do grupo é de 25 pessoas. O guia, performance e demais facilidades sai a custo zero para o usuário, que paga apenas o número de viagens entre as estações de acordo com o tour escolhido.

O TurisMetrô hoje é operado pela agência de turismo receptivo licitada Check Point. Informações e reservas: (11) 2958-3714.


 Dias e horários dos roteiros 

Para comprar o seu ingresso, basta ir até a Estação Sé do Metrô e procurar o balcão de informações do TurisMetrô.

Todos os roteiros têm como ponto de partida a Estação Sé do Metrô
Sábado
9h 14h
Domingo
9h
14h


 

Roteiros: 

Escolha o roteiro de seu interesse





 Fica a dica para quem ainda não foi conhecer as atrações turísticas do metro da grande São Paulo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Alunos do Curso de Turismo da Unip/ Santos Fazem Inventariação Turística de Bertioga



Neste final de semana dias 14 e 15 de maio 2011, alunos da Universidade Paulista do curso de Bacharelado em Turismo estarão se dividindo para fazer o inventário turístico do município de Bertioga, litoral de São Paulo.


Os alunos da instituição tiveram uma visita técnica ao município no mês passado. Para que assim eles pudessem conhecer, avaliar e planejar como seria feito os levantamentos dos serviços e equipamento turísticos da região.


Essa iniciativa partiu da disciplina de "INVENTÁRIO TURÍSTICO", ministrada pelo Professor Alexandre Nunes, membro do corpo docente da instituição.

Conversando com um dos alunos da universidade (UNIP), sobre o que ocorreria na região, e qual era à importância disso para eles profissionalmente, eles nos retratou o seguinte:




" Esse trabalho acadêmico que ocorrerá nesse final de semana em Bertioga para nós é de suma importância, pois pensando como futuros turismólogos, devemos ter a percepção de analisarmos tecnicamente todos os equipamentos turísticos, infraestrutura de apoio, serviços, entre outros meios que o município oferece atualmente. Sendo assim com todas informações colhidas por nós "aprendizes", é que se obtenha uma ampla visão de aproveitamento do município e quais são suas reais necessidades para um "excelente" desempenho da atividade turística atualmente na região e para a Baixada Santista. E através deste inventário turístico possam se criar novas diretrizes onde se reestruture as existentes, e assim, tenhamos uma melhor "absorção" do "turismo" como fator econômico, transformador, educativo... para os munícipes e principalmente aos turistas como grandes "geradores" da atividade, economicamente falando".

Diz o aluno(imagem abaixo), Leandro Rodrigo de Lima futuro bacharel do curso de turismo da Universidade Paulista do município de Santos.




Ele também nos retrata, que todos os alunos terão o apoio da prefeitura do município e dos orgãos que compõem o turismo na cidade.

 

Sendo assim fica a informação do trabalho acadêmico que ocorrerá em Bertioga nesse final de semana. E que será se suma importância não só para a cidade em si, mas para o reestruturamento da atividade turística na região que compõe à Costa da Mata Atlântica.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vagas de Empregos



Pessoal estive pesquisando na "internet", e encontrei um site bem legal com informações interessantes.

http://www.curriculum.com.br/02_03c.asp?pagina=0&profissao_grupo_cod=34

Esse site contém muitas vagas e oportunidades de empregos para quem quer ingressar na área de turismo.Porém, sua maioria estão localizadas na grande São Paulo.


Vale ressaltar, que serão abertas mais de 2.400 vagas de empregos na Baixada Santista com a descoberta do pré-sal na baia de Santos, Copa do Mundo e Olimpíadas, isso será de suma importância para nós futuros Turismólogos.

Aproveitem...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

6º Salão Turismo - Roteiros do Brasil 2011



De 13 a 17 de julho de 2011 acontece no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Se você ainda não conhece o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, não perca esta grande oportunidade de conhecer os novos roteiros turísticos brasileiros, e de programar e comprar sua próxima viagem!


• Data e Local

Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP, Cep 02012-021

• Horários

 
13/jul Quarta-feira 14 h às 21 h
14/jul Quinta-feira 14 h às 21 h
15/jul Sexta-feira 14 h às 21 h
16/jul Sábado 11 h às 22 h
17/jul Domingo 11 h às 20 h


Contato:

 E-mail : salao.turismo@turismo.gov.br

Cresce o número de turistas estrangeiros no Brasil


Mais de um quarto dos visitantes são turistas de negócios e países sul-americanos foram os que mais contribuíram para esse resultado - 05/04/2011 

 

Brasília, DF – O Brasil recebeu 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010 – um aumento de 7,5% em relação a 2009, quando 4,8 milhões de estrangeiros vieram ao país. O número representa 360 mil visitantes a mais nos destinos turísticos brasileiros no ano passado. Mais de um quarto dos visitantes, em torno de 27%, são turistas de negócios.
Países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado. Entre eles, a Argentina, principal emissor internacional, aumentou sua participação de 1,2 milhão de turistas, em 2009, para 1,4 milhão, em 2010. Uruguai e Chile passaram a ocupar a 4ª e 6ª posições no ranking de países emissores, respectivamente. Em 2009, eram o 6º e o 11º. O Paraguai aumentou, entre 2009 e 2010, 7,7% - passou de cerca de 180 mil para mais de 194 mil visitantes.


Os turistas norte-americanos também estão visitando mais o Brasil. Em 2010, houve aumento 6,25%, subindo de 604 mil, em 2009, para 641,3 mil no ano passado.
Os principais portões de entrada continuam sendo São Paulo – principal destino de negócios do país, com dois milhões de chegadas em 2010 – seguido do Rio de Janeiro, principal destino de lazer, com 983 mil. O ranking segue com o Paraná (725 mil) e Rio Grande do Sul (654 mil), cujo acesso predominante é por via terrestre, devido à proximidade com os países do Mercosul.

ASCOM

Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20110415-1.html