Holanda proíbe acesso de turistas a coffee shops
Em um esforço para parar com o turismo para uso de drogas, o governo da Holanda decidiu nesta sexta-feira restringir o acesso aos tradicionais coffee shops e proibir a entrada de turistas para comprarem drogas, informa o site "BNO News".
Os coffee shops são estabelecimentos onde a venda de maconha e outras substâncias para uso pessoal é tolerada pelas autoridades holandesas. Como o consumo é proibido na maioria dos países, os locais passaram a atrair turistas do mundo todo a Amsterdã.
Segundo o governo holandês, a medida tem como objetivo reduzir pequenos crimes e o número de turistas interessados em usar drogas. A intenção é criar um sistema de membros associados dos coffee shops, que excluiria os turistas. A cidade de Amsterdã, que atrai a maioria dos turistas, é contra a decisão.
O novo sistema vai exigir que os frequentadores dos coffee shops sejam cidadãos holandeses e maiores de 18 anos. “O acordo afirma que a atual política de coffee shops de portas abertas deve ser interrompida e que a luta contra o crime organizado de drogas deve ser intensificado ", diz o comunicado do gabinete holandês.
Fonte: www.g1.globo.com