sábado, 25 de dezembro de 2010
Cidades da Copa: Conheça os destinos e preparativos para a Copa do Mundo no Brasil
Que o tempo anda passando muito rápido ninguém duvida, mas a menos de quatro anos para sediar o principal evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo FIFA, a impressão que temos é de que no Brasil o tempo está voando.
Não só o Mundial, mas outros grandes eventos previstos para acontecer no País nos próximos anos, vêm movimentando e aquecendo os diversos setores que podem influenciar o bom desempenho do Brasil diante dos holofotes de todo o mundo.
A partir da definição das 12 cidades-sedes para o Mundial, começaram diversas ações para melhorar e ampliar a infraestrutura urbana, turística, de transporte, e, principalmente, esportiva das localidades. Confira os atrativos que cada cidade reserva a seus visitantes e conheça um pouco mais sobre a relação de cada uma com o esporte que é a paixão nacional.
Belo Horizonte
“Beagá” esbanja charme e tradição com a típica cozinha mineira, amplas avenidas arborizadas e traços arquitetônicos incomuns, que têm como pano de fundo as montanhas da Serra do Curral. A capital mineira também é conhecida por ser a capital do boteco. Com capacidade para 76 mil pessoas, o Mineirão é o estádio onde ocorrem as principais disputas na cidade. Já recebeu dezenas de jogos da seleção brasileira e vai passar por reforma e ampliação para receber o Mundial de 2014. Seus principais times são Cruzeiro e Atlético Mineiro, rivais incondicionais.
Brasília
A capital federal, literalmente, cumpre seu papel ao reunir culturas de todas as partes do País. O traço inconfundível de Oscar Niemeyer, os parques e bares, fazem de Brasília um destino imperdível. Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio Mané Garrincha vai ser reconstruído até 2014 e poderá receber mais de 70 mil torcedores. Planejada, Brasília oferece expressiva rede hoteleira e fácil acesso entre estádios e aeroporto. Os principais times do Distrito Federal são Brasiliense e Gama.
Cuiabá
Porta de entrada para destinos turísticos mato-grossense, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, Cuiabá também tem seu charme. É possível reconhecer nas edificações sua relevância histórica para o País. No campo futebolístico, o estádio Governador José Fragelli, ou simplesmente Verdão, vai ser reconstruído com base na sustentabilidade e nos padrões dos estádios mais modernos do mundo, com inauguração prevista para 2012. Mixto, por onde passou Tostão e tantos outros talentos, e Operários, de Caruzo, Laércio e Juarez, são times que mais movimentam o futebol na cidade.
Curitiba
Considerada a cidade-modelo e a “Capital Ecológica do Brasil”, Curitiba está repleta de parques e monumentos históricos, além de diversas ações sustentáveis pela cidade. O município também é sede do “Arena da Baixada”, estádio Joaquim Américo, palco de grandes disputas entre os rivais, Coritiba, Atlético Paranaense e Paraná . Considerado um dos estádios mais modernos do País, o “Arena” ampliará sua capacidade de 25 para mais de 40 mil torcedores e receberá melhorias para se adequar às exigências FIFA. A mobilidade urbana ganha destaque nas prioridades municipais.
Fortaleza
Sol e calor o ano todo, praias paradisíacas e o burburinho de uma metrópole, é este o cenário que a bela capital cearense oferece a seus visitantes. Na cidade, o estádio Governador Plácido Castelo, Castelão, é a arena de constantes duelos entre os principais times rivais do Estado, Fortaleza e Ceará. Para receber o Mundial, em 2014, o estádio passará por obras de melhorias e adequação a partir deste mês, e a previsão é de que durem até 2013. No próximo ano, o campo vai sediar as partidas decisivas do Campeonato Estadual.
Manaus
Manaus é a maior economia da região Norte do Brasil. A exuberância da maior floresta tropical do mundo, os patrimônios históricos e o folclore compõem os atrativos da capital amazonense. Berço dos times Nacional, Rio Negro, Sul América e São Raimundo, Manaus investe em reforma e ampliação do Vivaldão, estádio que vai receber jogos da Copa de 2014 e se transformará em um grande complexo esportivo, com capacidade para mais de 45 mil pessoas. Toda a infraestrutura turística, urbana e de transporte também já recebem especial atenção no município e cidades vizinhas.
Natal
Uma das cidades turísticas mais visitadas do Nordeste, Natal encanta com suas dunas e águas cristalinas. Genipabu, Pirangi e Pipa são praias que devem compor o roteiro de quem passar pela região. No futebol, os quase centenários América e ABC movimentam as paixões potiguares e mantém a rivalidade desde 1915. O Machadão, maior estádio de Natal, será demolido e em seu lugar será erguida a “Arena das Dunas”, com capacidade para 45 mil lugares, todos cobertos. Seu entorno também terá novos hotéis, estacionamento, shopping, edifícios comerciais e públicos, além de investimentos na capacitação do receptivo turístico.
Porto Alegre
A capital gaúcha é uma das principais do País. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, tem uma vida cultural agitada e seus atrativos vão desde parques e monumentos históricos incríveis, até os deliciosos e tradicionais churrasco e chimarrão. Não menos tradicionais, os rivais Grêmio e o Internacional marcam a cultura futebolística rio-grandense. A sede do “Colorado”, estádio do Beira Rio, será palco para os jogos da Copa de 2014 na cidade e já iniciou as obras de melhorias e adequação às exigências FIFA. Será construído um complexo esportivo anexo à arena e as vias de acesso serão ampliadas.
Recife
Conhecida como a “Veneza brasileira”, Recife é uma cidade que inspira cultura e musicalidade. Com forte influência europeia, a capital pernambucana possui lindas praias e atrativos para todos os gostos. Mas os corações recifenses batem mais forte mesmo, quando os times Sport, Náutico ou Santa Cruz entram em campo. Para receber o Mundial, está sendo construída “Cidade da Copa”, a maior obra de todas as sedes, que contempla desde área residencial, até a construção de um Parque Linear, com sistema de transporte interligado. A arena terá capacidade para mais de 46 mil torcedores e o valor estimado para as obras chega a R$ 500 milhões.
Rio de Janeiro
A “Cidade Maravilhosa” encanta a todos que passam por ela. Uma metrópole em clima de férias o ano todo, com muito sol, lindas praias, calor e gente bonita. Sede do Maracanã, templo sagrado do futebol mundial, o Rio de Janeiro também se prepara para receber o campeonato em 2014. O “Maraca”, cenário preferido de clássicos entre os times Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, será palco das finais do Mundial e, para tanto, sua capacidade passará de 87 para 200 mil lugares, além de outras melhorias previstas para serem concluídas até 2012.
Salvador
Salvador é um mosaico de raças, culturas, credos e sabores. Suas paisagens e praias, cantadas por Caymmi e tantos outros artistas, seus patrimônios históricos, suas festas e a alegria presente nos soteropolitanos são atrativos imperdíveis da capital baiana. A cidade tem em seus dois principais times e rivais, o Bahia e o Vitória, a marca da paixão baiana pelo futebol. O popular estádio Fonte Nova, fechado há três anos, já iniciou as obras de recuperação, ampliação e melhorias para sediar os jogos da Copa. Em seu entorno serão construídos shopping, amplo estacionamento e casa de shows. Com significativa rede hoteleira e expertise no segmento do turismo, Salvador receberá mais investimento no setor, assim como na mobilidade e na infraestrutura urbana.
São Paulo
Com o 10ª maior PIB do planeta, São Paulo é a mais cosmopolita das capitais brasileiras e possui atrativos para todos os perfis de turista. “Sampa” é a terra do Corinthians, uma das maiores torcidas do País, do São Paulo, do Santos de Pelé, e do Palmeiras. Para sediar os jogos, ainda está em fase de estudos onde serão realizadas as partidas, já que a cidade possui grandes estádios, como o Morumbi, o Parque Antártica e o Pacaembu, e ainda há a possibilidade de se construir um complexo esportivo novinho para o evento. A cidade que não para já iniciou obras de melhorias no sistema de transporte urbano e aéreo, nas vias de acesso à capital e na capacitação profissional voltada ao turismo e serviços.