Boa noite, esse "post" de hoje, da continuidade ao conteúdo de planejamento turístico e políticas públicas. Aqui será apresentado seus diversos tipos e suas características no mercado.
O planejamento é um processo contínuo e renovável, acontecendo em nosso dia a dia, em nossas decisões referentes à carreira, à família e aos assuntos cotidianos. Ele ocorre no presente, resultante de um estudo da realidade, com o intuito de ordenar ações que acontecerão em momento futuro. Para elaborarmos essas ações, contamos com tipos diferentes de planejamento que atuam em diversas escalas.
O planejamento do turismo é um processo racional cujo objetivo maior consiste em assegurar o crescimento e o desenvolvimento turístico. Este processo implica vincular os aspectos relacionados com a oferta, a demanda e todos os agentes envolvidos
Planejamento Estratégico - define os objetivos gerais, estabelece diretrizes e normas para o relacionamento da organização com o seu entorno, é voltado para decisões a longo prazo e grandes repercussões. Indica a direção que a organização deve seguir;
Planejamento Tático - estabelece os objetivos específicos, visando à formulação dos programas e projetos, voltado para decisões a médio prazo e dá suporte às decisões que indicam a direção a seguir;
Planejamento Operacional - define as atividades ou ações para que os objetivos sejam atingidos, voltado para decisões a curto prazo;
Planejamento Participativo - prevê a particpação de todos setores envolvidos nas ações do planejamento;
Planejamento Integrado - é o planejamento que visa integrar várias áreas de atuação, buscando resultados comuns a todas elas;
Planejamento Global - visa dar diretrizes para o global, ou seja, para toda a organização, visando proporcionar resultados para todos os setores.
Planejamento Setorial - é o planejamento que trabalha com objetivo em um setor, visando resultados específicos para esse determinado setor.
Em termos de escala, trabalhamos com os seguintes tipos de planejamento:
Curto prazo - compreende um período que normalmente chega até cinco ou sete anos;
Médio prazo - dos cinco ou sete anos até os quinze ou vinte anos;
Longo prazo - períodos superiores a quinze anos.
O planejamento do turismo é um processo racional cujo objetivo maior consiste em assegurar o crescimento e o desenvolvimento turístico. Este processo implica vincular os aspectos relacionados com a oferta, a demanda e todos os agentes envolvidos
Planejamento Estratégico - define os objetivos gerais, estabelece diretrizes e normas para o relacionamento da organização com o seu entorno, é voltado para decisões a longo prazo e grandes repercussões. Indica a direção que a organização deve seguir;
Planejamento Tático - estabelece os objetivos específicos, visando à formulação dos programas e projetos, voltado para decisões a médio prazo e dá suporte às decisões que indicam a direção a seguir;
Planejamento Operacional - define as atividades ou ações para que os objetivos sejam atingidos, voltado para decisões a curto prazo;
Planejamento Participativo - prevê a particpação de todos setores envolvidos nas ações do planejamento;
Planejamento Integrado - é o planejamento que visa integrar várias áreas de atuação, buscando resultados comuns a todas elas;
Planejamento Global - visa dar diretrizes para o global, ou seja, para toda a organização, visando proporcionar resultados para todos os setores.
Planejamento Setorial - é o planejamento que trabalha com objetivo em um setor, visando resultados específicos para esse determinado setor.
Em termos de escala, trabalhamos com os seguintes tipos de planejamento:
Curto prazo - compreende um período que normalmente chega até cinco ou sete anos;
Médio prazo - dos cinco ou sete anos até os quinze ou vinte anos;
Longo prazo - períodos superiores a quinze anos.