domingo, 26 de dezembro de 2010

Inventário Turístico





 O Inventário Turístico é um documento elaborado por uma empresa de Turismo que tem como seu principal objetivo identificar os atrativos tais como:


Serviços
Equipamentos
Infra-estrutura
Meios de acesso

Variáveis Gerais

 Fornecedores
 Concorrentes
 Clientes
 Mão-de-obra
 Entidades de classe

Variáveis Operacionais

Características sócio-econômicas
Tecnológicas
Legais
Políticas de uma localidade


  Este documento é utilizado não só pelo poder público a fim de obter subsídios para planejamento turístico sustentável, mais também pelos os turistas, em busca de informações sobre a região, estudantes para realização de pesquisas e estudos, empreendedores com objetivo de ter maiores informações sobre o local que pretende abrir empreendimento turístico ou não, imprensa e outros interessados.




O PROCESSO



O processo de inventariação possibilita o levantamento dos mais diversos
elementos da oferta turística, tais como:

·        Os atrativos existentes na região (naturais, culturais, atividades econômicas),
(Realizações técnico-científicas e artísticas, eventos programados);

·        Os serviços e equipamentos turísticos (de hospedagem, de alimentação),
de agenciamento, de transporte, de lazer e entretenimento, para eventos,
etc.);

·        A infra-estrutura de apoio ao turismo;

·        As instâncias de governança estaduais, regionais e municipais do Programa de Regionalização do Turismo, assim como os colegiados que apóiam a coordenação do programa.



A inexistência de um sistema único, padronizado em todo o país, que
congregue informações sobre a oferta turística brasileira é uma das maiores
dificuldades encontradas hoje para se planejar de forma eficaz.
O que se pretende é que a inventariação possibilite a composição desse
sistema, de modo a organizar um conjunto de informações relacionadas à
cadeia produtiva do turismo.
Os dados levantados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente,
ficando à disposição das instâncias governamentais e do setor privado para
planejamento de políticas de atuação, ações de qualificação e decisões
sobre investimentos necessários ao desenvolvimento da atividade turística em
determinada região e/ou município.
Sem falar que, por meio das informações colhidas, os visitantes terão mais um
instrumento para auxiliar na escolha dos destinos e produtos turísticos, já que
essas informações serão organizadas e disponibilizadas na página do Ministério
do Turismo na Internet .



    Por todas essas razões se diz que o levantamento de dados pelo processo de inventariação da oferta turística, é essencial na promoção do desenvolvimento
turístico, tanto da região, como do Estado e do País.

Em suma, a implementação do Projeto Inventário da Oferta Turística, delimitada pela participação e pela integração interinstitucional, intersetorial e, principalmente, da comunidade, é importante para:


·        Obter informações detalhadas acerca da oferta turística existente em âmbito nacional, facilitando o acesso às mesmas;
·        Subsidiar o planejamento e a gestão do turismo brasileiro;
·        Auxiliar na integração entre os setores público e privado;
·        Padronizar um instrumento para a pesquisa, a forma de coleta dos dados e de gestão do processo de inventariação;
·        Definição dos municípios turísticos brasileiros.