quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Linguagem básica dos principais idiomas do mundo.


Boa noite pessoal, acabei de encerrar o 2º período do curso de turismo. Nesse semestre tive a disciplina de espanhol. Gostei muito do idioma, que por sinal, só nos foi ensinado a parte técnica  que enventualmente usariamos na nossa profissão.
Na minha opinião apesar de ser um idioma "facil" de aprender, devido ser semelhante a nossa língua. Senti que carecemos com muitas informações, devido ao curso ser muito corrido e o semestre não ter tido o aproveitamento merecido por fins de muitos feriados.
Colocando-o numa escala de 0 à 10, minha nota em termos de aprendizado e enriquecimento a minha "bagagem cultural", minha nota é 4.
Sei que para poder ser um profissional "qualificado" e "capacitado" à exercer a minha profissão com dignidade e ética. Vou ter que me aprofundar mais para poder me destacar dos demais profissionais, que surgirão futuramente no mercado.
Hoje temos uma grande diversidade de escolas que prometem ensinar  idiomas em cuto prazo e com um aproveitamento focado ao publico adulto.
Atualmente precisamos dessa qualificação para podermos imergir rápidamente ao mercado de trabalho, não ficando para traz dos demais profissionais.
Contudo eu quero é promover um pouco dessas informações. Mesmo que sejam básicas, mas que ajudem aos interessados, a dispertar seu interesse ao idioma que melhor lhe convém. Para futuramente poder-mos mudar a realidade dos profissionais da àrea.

Espero ter ajudado.


ESPANHOL

Obrigado, Por Favor, Desculpe

Obrigado (a)
Gracias
gra-Zias

Não, obrigado (a)
No, gracias
no gra-Zias

Por favor
Por favor
por fa-bor

Desculpe!
¡Perdón!
per-don

Perdão!/Sinto muito
¡Perdón!/Lo siento
per-don/lo sien-to

Mil desculpas!
Lo siento muchísimo
lo sien-to mu-tchi-ssi-mo

Foi/Não foi culpa minha
Ha sido/No ha sido culpa mía
a si-do/no a si-do kul-pa mi-a

Onde, Como, Pedidos Simples

Com licença, por favor (para que alguém dê passagem)
¿Me hace el favor?
me a-Ze el fa-bor

Pode me dizer ...?
¿Puede decirme ...?
pue-de de-Zir-me

Pode me dar ...?
¿Puede darme ...?
pue-de dar-me

Deseja um/uma ...?
¿Quiere un/una ...?
kie-re un/u-na

Gostaria de ...?
¿Le gustaría ...?
le gus-ta-ri-a

Há ... aqui?
¿Hay ... aquí?
ai ... a-ki

O que é isso?
¿Qué es eso?
ke es e-sso

Onde posso conseguir ...?
¿Dónde puedo conseguir ...?
don-de pue-do kon-se-guir

Quanto é?
¿Cuánto es?
kuan-to es

Onde está o/a ...?
¿Dónde está el/la ...?
don-de es-ta el/la

Onde ficam os sanitários?
¿Dónde están los servicios?
don-de es-tan los ser-bi-Zios

Ajuda, Problemas

Pode me ajudar?
¿Puede ayudarme?
pue-de a-yu-dar-me

Não compreendo
No comprendo
no kom-pren-do

O (A) senhor (a) fala português/inglês/francês/alemão?
¿Habla usted portugués/inglés/francés/alemán?
a-bla us-ted por-tu-gues/in-gles/fran-Zes/a-le-man

Alguém aqui fala português?
¿Alguien de aquí habla portugués?
al-guien de a-ki a-bla por-tu-gues

Não falo espanhol
No hablo español
no a-blo es-pa-nhol

Não sei
No sé
no se

O que acontece?
¿Qué pasa?
ke pa-ssa

Por favor, fale mais devagar
Por favor, hable más despacio
por fa-bor a-ble mas des-pa-Zio

Por favor, escreva isso para mim
Por favor, escríbamelo
por fa-bor es-kri-ba-me-lo

Eu me perdi
Me he perdido
me e per-di-do

Caia fora!
¡Lárguese!
lar-gue-sse

Conversas com Recepcionistas

Tenho um encontro com ...
Tengo una cita con ...
ten-go u-na Zi-ta kon

Gostaria de ver ...
Quisiera ver a ...
ki-ssie-ra ber a

Aqui está meu cartão
Aquí tiene mi tarjeta
a-ki tie-ne mi tar-Xe-ta

Sou da empresa ...
Soy de la compañía ...
soi de la kom-pa-nhia

Posso usar seu telefone?
¿Puedo usar su teléfono?
pue-do u-ssar su te-le-fo-no




          







ALEMÃO

Obrigado, Por favor, Desculpe

Obrigado (a)
Danke
dân-que

Não, obrigado (a)
Nein, danke
náin, dân-que

Por favor
Bitte
bí-te

Desculpe!
Entschuldigung!
ênt-chúl-di-gung

Sinto muito!
Entschuldigung!
ênt-chúl-di-gung

Mil desculpas
Tut mir wirklich leid
tut mía vía-clish láid

Foi culpa minha/não foi culpa minha
Es war meine Schuld/Es war nicht meine Schuld
ês var mái-ne chult/ês var nisht mái-ne chult

Onde, Como, Pedidos Simples

Com licença, por favor
Entschuldigen Sie bitte
ênt-chúl-di-guen zi bí-te

Pode me dizer ...?
Können Sie mir sagen ...?
quê-nen zi mía zá-guen

Pode me dar ...?
Kann ich ... haben?
cân ish ... há-ben

Deseja um/uma ...?
Möchten Sie einen/eine/ein ...?
moêsh-ten zi ái-nen/ái-ne/áin ?

Gostaria de ...?
Möchten Sie ...?
moêsh-ten zi

Há ... aqui?
Gibt es hier ...?
guíbt ês hía

O que é isso?
Was ist das?
vás ist dás

Onde posso conseguir ...?
Wo bekomme ich ...?
vô be-cô-me ish

Quanto é?
Was kostet das?
vás cós-tet dás

Onde está o/a ...?
Wo ist der/die/das ...?
vô ist dér/dí/das

Ajuda, Problemas (veja também Emergências pág. 108)

Pode me ajudar?
Können Sie mir helfen?
quê-nen zi mía hél-fen

Não compreendo
Ich verstehe nicht
ish fêr-shtê-ê niht

O (A) senhor (a) fala inglês/francês?
Sprechen Sie Englisch/Französisch?
shpré-hen zi ên-glich/frân-tsoê-zich

Alguém aqui fala português?
Spricht hier jemand Portugiesisch?
shpriht hía iê-mand por-tu-guí-zich

Não falo alemão
Ich spreche kein Deutsch
ish shpré-che cáin dóitch

Não sei
Ich weiß nicht
ish váiss nisht

Qual é o problema?
Stimmt etwas nicht?
shtimmt ét-vas nisht

Por favor, fale mais devagar
Sprechen Sie bitte etwas langsamer
shpré-hen zi bí-te ét-vas lânk-za-mea

Por favor, escreva isso para mim
Könnten Sie es mir bitte aufschreiben?
quê-nten zi ês mía bí-te áuf-shrái-ben

Eu me perdi (dirigindo)
Ich habe mich verlaufen Ich habe mich verfahren
ish há-be mih fêr-láu-fen ih há-be mih fêr-fá-ren

Vá embora!
Verschwinden Sie!
fêr-shwín-den zi

Conversas com Recepcionistas

Tenho uma reunião com ...
Ich habe eine Verabredung mit ...
ish há-be ái-ne fêr-á-brê-dung mit

Gostaria de falar com ...
Ich möchte gern ... sprechen
ish môesh-te guéan.. chpré-hen

Aqui está meu cartão
Hier ist meine Karte
hía ist mái-ne cár-te

Sou da empresa ...
Meine Firma ist ...
mái-ne fír-ma ist

Posso usar seu telefone?
Kann ich Ihr Telefon benutzen?
cân ish ía tê-le-fôn bê-nú-tsen












INGLÊS

Obrigado, Por Favor, Desculpe

Obrigado (a)
Thank you
fên-kiu

Não, obrigado (a)
No, thank you
nôu, fên-kiu

Sim, por favor
Yes, please
iés, plíz

Por favor (oferecendo ou pedindo algo)
Please
plíz

Desculpe-me! (ao espirrar/bocejar etc.)
Excuse me!
eks-kíuz-mi

Desculpe!
Sorry!
só-ri

Sinto muito!
I'm really sorry
aim ri-li só-ri

Foi/Não foi culpa minha!
It was/wasn't my fault!
it uós/uó-zânt mai fólt

Onde, Como, Pedidos Simples

Com licença (para que alguém dê passagem)
Excuse me, please
eks-kíuz-mi, plíz

Pode me dizer ...?
Can you tell me ...?
kén iu tél mi

Pode me dar ...?
Can I have ...?
kén ai rrev

Deseja um (a) ...?
Would you like a ...?
uud iu laik a

Gostaria de ...?
Would you like to ...?
uud iu laik tu

Há ... aqui?
Is there ... here?
is dér ... rri-êr

O que é isso?
What is that?
uót is dét

Onde posso conseguir ...?
Where can I get ...?
uér kén ai guét

Quanto custa?
How much is it?
rrau mâtch iz it

Onde está o (a) ...?
Where is the ...?
uér iz de

Por favor, onde ficam os sanitários?
Where are the toilets, please?
uér ar de tói-léts, plíz

Ajuda, Problemas

Poderia me ajudar?
Can you help me?
kén iu rrelp mi

Não compreendo
I don't understand
ai don ân-ders-ténd

O (A) senhor (a) fala português/inglês/francês/alemão?
Do you speak Portuguese/English/French/German?
du iu spík pór-tiu-guiz/in-glich/fréntch/djêr-man

Alguém aqui fala português?
Does anyone here speak Portuguese?
dâs eni-uân rri-êr spík pór-tiu-guiz

Não falo inglês
I can't speak English
ai ként spík in-glich

Não sei
I don't know
ai don nôu

Qual é o problema?
What's wrong?
uóts rong

Por favor, fale mais devagar
Please, speak more slowly
plíz, spík mór slôu-li

Por favor, escreva isso para mim
Please write it down for me
plíz rait it daun fór mi

Eu me perdi
I've lost my way
aiv lóst mai uei

Vá embora!
Go away!
gou au-êi

Conversas com Recepcionistas

Tenho uma reunião com ...
I have an appointment with ...
ai rrev ân a-pói-ment uif

Gostaria de ver ...
I'd like to see ...
aid laik tu si

Aqui está meu cartão
Here's my card
rri-êr iz mai kârd

Sou da empresa ...
My company is ...
mai kom-pa-ni is

Posso usar seu telefone?
May I use your phone?
mei ai iuz iór fôu-ne



 

 

 

 

 




JAPÔNES

Sim/não
Rai/lie

Obrigado
Doomo arigatoo

Não, obrigado
Queccoo des arigatoo

Por favor
(ao pedir)
Onegai chimasu
Chitê kudasai (mais formal)

(ao oferecer)
Doozo

Eu não entendo
Vacarimassen

Você fala inglês?
Eigo o ranachimas ka?

Eu não falo japonês
Nirrongo ua ranassemassen

Eu não sei
Chirimassen

Por favor, fale mais devagar
Moo sucochi yuccuri ranachite cudassai

Por favor, anote para mim
Caite cudassai?

Meu nome é ...
Uatachi no namae ua ... des

Como vai, prazer em conhecê-lo/conhecê-la
Radimemachite, doozo yorochiku

Bom dia
Orraioo gozaimas

Boa tarde
Connitiua

Boa noite
Comban'ua

Boa noite
(ao se deitar)
Oyassumi nassai

(ao se despedir)
Ossaqui ni

Adeus, até logo
Sayoonara

Como vai?
Oguenqui des ca?

Com licença, por favor
Chitsurei chimas

Desculpe!
Sumimassen

Sinto muito
Rontoo ni sumimassen

Pode me ajudar?
Tyotto sumimassen

Pode me dizer ...?
... o ochiete cudassai?

Pode me dar ...?
... itadaquemas ca?

Eu gostaria de ...
... o itadaquemas ca?

Há ... aqui?
Coco ni ... ua arimas ca?

Onde posso conseguir ...?
... ua doco ni arimas ca?

Quanto custa?
Icura des ca?

Que horas são?
Ima nandi des ca?

Preciso ir agora
Moo icanaquereba narimassen

Eu me perdi
Miti ni mayotte chimaimachta

Saúde!
Campai!

Você aceita cartão de crédito?
Cureditto caado tsucaemas ca?

Onde é o toalete?
Otearai ua doco des ca?

Vá embora!
Atti e itte!

Excelente!
Sugoi!

Perdi o passaporte/dinheiro/chave do quarto/traveller's cheques/cartões de crédito
Paspooto/cagui/toraberaazu-tyeccu/cureditto-caado o nacuchimachita

Onde é a embaixada do Brasil?
Buradiru no taichican ua doco des ca?





ITALIANO

Obrigado, Por Favor, Desculpe

Obrigado (a)
Grazie
gra-tzi-e

Não, obrigado (a)
No, grazie
no, gra-tzi-e

Sim, por favor
Sì, grazie
si gra-tzi-e

Por favor (oferecendo) (pedindo algo)
Prego Per favore/per piacere
pre-go per fa-vo-re/per pi-a- tche-re

Desculpe-me! (ao espirrar/bocejar etc.)
Scusami!
sku-za-mi

Desculpe! (informal)
Scusi! Scusa!
sku-zi sku-za

Sinto muito!
Mi dispiace
mi dis-pi-a-tche

Foi/Não foi culpa minha!
È/Non è stata colpa mia!
é/non é s-ta-ta kol-pa mi-a

Onde, Como, Pedidos Simples

Com licença (para que alguém dê passagem)
Permesso
per-mes-so

Pode me dizer ...?
Potrebbe dirmi ...?
po-tre-be dir-mi

Pode me dar ...?
Potrebbe darmi ...?
po-tre-be dar-mi

Deseja um/uma ...?
Vorrebbe un/una ...?
vor-re-be un/u-na

Gostaria de ...?
Le piacerebbe ...?
le pi-a-tche-re-be

Há ... aqui?
C'è ...?
Tché

O que é isso?
Che cos'è?
ke ko-zé

Onde posso conseguir ...?
Dove potrei trovare ...?
do-ve po-trei tro-va-re

Quanto custa?
Quanto costa?
kuan-to ko-sta

Onde está o/a ...?
Dov'è il/la/lo ...?
do-ve il/la/lo

Por favor, onde ficam os sanitários?
Per cortesia, dove sono i servizi?
per kor-te-dzi-a do-ve so-no i ser-vi-tzi

Ajuda, Problemas

Poderia me ajudar?
Potrebbe aiutarmi?
po-tre-be a-iu-tar-mi

Não compreendo
Non capisco
non ka-pis-ko

O (A) senhor (a) fala português/inglês/francês/alemão?
Parla portoghese/inglese/francese/tedesco?
par-la por-to-gue-se/in-gle-ze/fran-tche-ze/te-des-ko

Alguém aqui fala português?
C'è qualcuno che parla portoghese?
tché kual-ku-no ke par-la por-to-gue-se

Não falo italiano
Non parlo italiano
non par-lo i-ta-li-a-no

Não sei
Non lo so
non lo só

Qual é o problema?
Cosa c'è che non va?
ko-za tché ke non vá

Por favor, fale mais devagar
Per favore, parli più lentamente
per fa-vo-re par-li piu len-ta-men-te

Por favor, escreva isso para mim
Me lo scriva, per favore
me lo skri-va per fa-vo-re

Eu me perdi (dito por um homem/uma mulher)
Mi sono perso/persa
mi so-no per-so/per-sa

Vá embora! (informal)
Se ne vada! Vattene!
se ne va-da va-te-ne

Conversas com Recepcionistas

Tenho uma reunião com ...
Ho un appuntamento con ...
ó un a-pun-ta-men-to kon

Gostaria de ver ...
Vorrei vedere ...
vor-rei ve-de-re

Aqui está meu cartão
Questo è il mio biglietto da visita
kues-to é il mi-o bi-lhe-to da vi-zi-ta

Sou da empresa ...
La mia società è ...
la mi-a so-tche-ta é

Posso usar seu telefone?
Posso usare il telefono?
pos-so u-za-re il te-le-fo-no






FRANCÊS

Obrigado, Por Favor, Desculpe

Obrigado (a)
Merci
mêr-ci

Não, obrigado (a)
Non, merci
nõ mêr-ci

Por favor
S'il vous plaît
sill vu plé

Desculpe!/Perdão!
Pardon!
par-dõ

Mil desculpas!
Je suis vraiment désolé
je su-í vrré-mã de-so-lê

Foi culpa minha/não foi culpa minha
C'était de ma faute/ce n'était pas de ma faute
ce-té de ma fô-te/ce ne-té pa de ma fô-te

Onde, Como, Pedidos Simples

Com licença, por favor
Pardon
par-dõ

Pode me dizer ...?
Pouvez-vous me dire ...?
pu-vê vu me dir

Pode me dar ...?
Est-ce que je pourrais avoir ...?
és-ke je pur-ré a-vo-ar

Deseja um/uma ...?
Est-ce que vous voulez un/une ...?
és-ke vu vu-lê ã/i-ne

Gostaria de ...?
Est-ce que vous voulez ...?
és-ke vu vu-lê

Há ... aqui?
Est-ce qu'il y a ... ici?
és-ke ki-li-á ... i-ci

O que é isso?
Qu'est-ce que c'est?
kés-ke cé

Quanto custa?
Combien ça coûte?
com-bi-ã ça cu-te

Onde está o/a ...?
Où est le/la ...?
u é le/la

Ajuda, Problemas (veja também Emergências, pág.108)

Pode me ajudar?
Pouvez-vous m'aider?
pu-vê-vu mé-dê

Não compreendo
Je ne comprends pas
je ne com-prrã pa

Fala português/inglês/alemão/espanhol?
Est-ce que vous parlez portugais/anglais/allemand/espagnol?
és-ke vu par-lê por-ti-gué/an-glé/a-le-man/es-pa-nholl

Alguém aqui fala português?
Est-ce qu'il y a quelqu'un ici qui parle portugais?
és-ki-li-á kéll-cã i-ci ki par-le por-ti-gué

Não falo francês
Je ne parle pas français
je ne par-le pa frran-cé

Não sei
Je ne sais pas
je ne sé pa

Qual é o problema?
Qu'est-ce qui ne va pas?
kés-ki ne va pa

Pode falar mais devagar, por favor?
Pouvez-vous parler plus lentement, s'il vous plaît?
pu-vê-vu par-lê pli lã-te-mã sill vu plé

Pode escrever isso para mim, por favor?
Pouvez-vous me l'écrire, s'il vous plaît?
pu-vê-vu me le-crrir sill vu plé

Eu me perdi
Je me suis perdu
je me su-í per-di

Vá embora!
Allez-vous-en!
a-lê-vu-zã

Conversas com Recepcionistas

Tenho um encontro com ...
J'ai rendez-vous avec ...
jé rã-de-vu a-véc

Gostaria de ver ...
J'aimerais voir ...
jé-mêr-ré vo-ar

Aqui está meu cartão
Voici ma carte
vo-a-ci ma car-te

Minha empresa é ...
Ma compagnie est ...
ma com-pa-nhi-e é

Posso usar seu telefone?
Est-ce que je peux utiliser votre téléphone?
és-ke je pe i-ti-li-zê vó-tre te-le-fó-ne


Até mais.