quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lazer e Entretenimento

          



Aqui você vai poder observar informações sobre o lazer e todos os entretenimentos que a atividade incorpora no turismo atualmente. Também será possível ver os tipos de lazer, conceitos, sua abrangência, e todo o seu entorno na socidade, que hoje, vem buscando cada vez mais a sua prática.

Alunos de turismo, no dia de lazer e recreação da universidade paulista / Santos - 2010


O PROFISSIONAL DE LAZER (Por quem???)


Alguns autores afirmam que o lazer não tem “dono”, pois trata-se de uma área interdisciplinar e pode ser composta por profissionais egressos dos cursos de turismo, hotelaria, educação física e pedagogia.



Formação do Profissional de Lazer

A educação necessária para formar planejadores, gestores e pessoas operacionais na área de lazer e entretenimento em geral envolve vários tipos de conhecimento (...) uma cultura geral sólida ou “conhecimento atualizado sobre problemas estruturais e conjunturais”. Conhecer as técnicas e teorias de gestão, a administração de recursos humanos, marketing, contabilidade, problemas de informática, captação de recursos, qualidade e planejamento estratégico (...) conhecer a literatura específica sobre o lazer, entre as áreas correlatas como turismo, hotelaria, gastronomia, meio ambiente etc. (TRIGO, 1999, p. 51)

         Anunciado como a pessoa que veio para colocar a felicidade em seu devido lugar, o animador, seja ele cultural, social ou esportivo, pode ser considerado “um novo e singular profissional no mercado – o profissional do tempo livre”. Para tanto, precisa ser “comunicativo, versátil e de muita imaginação”. Fora isso, “trabalha quando todos descansam e tem a pretensão de vender a cada um de nós uma pequena parcela do paraíso”. (GARCIA, 1995, p. 200)
O profissional de lazer é um especialista que possui os conhecimentos da área e age em uma competência específica ou coordenando todos os campos de atuação. Por competência específica entenda-se um foco restrito dentro dos conteúdos culturais do lazer como as viagens, os exercícios, os jogos, as reuniões ao as artes.

São serviços comuns ao profissional de lazer:
- Animar grupos, diretamente ou pela mídia;
- Coordenar equipes com profissionais variados;
- Dirigir clubes, parques, centros culturais e setores em órgãos públicos e privados como hotéis;
- Planejar equipamentos diversos, programas e atividades de lazer;
- Promover eventos que atendam a diferentes interesses;
- Orientar a prática de atividades de lazer;
- Realizar consultorias;
- Treinar recursos humanos da área.


São várias as denominações utilizadas para designar o profissional desta área, (NEGRINE, 2001, p. 49), utiliza a palavra recreador para a pessoa que tem a função de desenvolver programas lúdicos, mas também fala que outras denominações podem ser utilizadas, como recreacionista, pedagogo lúdico ou brinquedista.
Já para (CAVALLARI; ZACHARIAS, 2001, p. 18) todo profissional envolvido com recreação é chamado de recreacionista. Porém, em situações diferentes, os recreacionistas assumem papéis diferentes de acordo com as necessidades do momento. Uma mesma pessoa pode ocupar cargos diferentes em momentos diversos, ou mesmo acumular funções concomitantemente.


O ANIMADOR/MONITOR é aquele que tem contato direto e estrito com o público participante e com as atividades desenvolvidas.
Suas principais funções são: auxiliar o planejamento das atividades, operacionalizar as atividades, liderar para que todos participem, propiciar a integração dos grupos, zelar pelo material antes, durante e depois e ser responsável pela integridade física do grupo do início até o término da atividade.



O SUPERVISOR/ASSISTENTE é aquele que tem uma equipe sob seu controle e se torna o elo de ligação entre os componentes da equipe e o empreendedor.
Suas principais funções são: orientar e supervisionar a equipe de animadores/monitores, , mediar questões entre os diversos grupos, substituir alguém da equipe, adquirir, reparar e substituir materiais e equipamentos, orientar a programação e o desenvolvimento das atividades de acordo com a expectativa da clientela.




O TÉCNICO EM RECREAÇÃO/COORDENADOR deve entender um pouco sobre o comportamento humano, saber o que as pessoas esperam, tendo visão organizacional e de planejamento de projetos, na intenção de ter uma visão de futuro a médio e longo prazo. São características importantes para o bom desenvolvimento do trabalho: ter capacidade de analisar a sociedade criticamente em relação às necessidades de lazer e recreação do ser humano, devem possuir pensamento científico quanto aos aspectos filosóficos, sociológicos, e psicológicos dos grupos humanos, deve ter a capacidade de liderar, organizar, promover, desenvolver e observar criticamente eventos na área de recreação.
Suas principais funções são: idealizar, organizar, divulgar, favorecer, viabilizar e avaliar projetos de eventos recreativos, administrar burocrática e financeiramente os eventos, contato, seleção e contratação de pessoal, supervisionar todos os recursos materiais e os equipamentos a serem utilizados.


Um bom profissional de recreação e lazer deve possuir diversas características, consideradas básicas, para isso. Algumas delas:
  • Não possuir vícios de linguagem;
  • Ter uma boa postura;
  • Enfrentar as dificuldades que advirem;
  • Ter um ótimo aspecto de higiene;
  • Nunca manifestar rancor ou insatisfação;
  • Zelar pelo material usado;
  • Ter noções de Primeiros Socorros;
  • Ser imparcial, quando na tomada de decisões;
  • Ser maleável e divertido, alegre, desinibido e sempre ser simpático;
  • Facilitar a interação do grupo;
  • Ser um excelente comunicador;
  • Ter ótima cultura geral;
  • Ser carismático e criativo;
  • Ter conhecimento pedagógico;
  • Deve idealizar, divulgar, organizar, desenvolver, liderar, observar e avaliar as atividades que serão aplicadas;
  • Ser conhecedor das regras dos esportes mais praticados;
  • Ser organizado;
  • Manter uma liderança sobre o grupo.

No contato com outros funcionários mantém sempre um relacionamento de igualdade. No contato com outros animadores/monitores, supervisores ou coordenadores deve estar receptivo às críticas, não devendo haver competição entre ambos para se sobressaírem, mas sim para realizar um trabalho de grupo. Deve haver liberdade, respeito e descontração no relacionamento.

Por melhor e mais completo que seja um profissional, se não estiver trabalhando com uma boa equipe, não desenvolve um bom trabalho.
Devemos analisar quem compõe a equipe de trabalho e o que cada um deverá fazer. A equipe é composta por pessoas que tem diferentes habilidades, conhecimentos e formação. Uma equipe equilibrada deve contar com monitores que tenham conhecimentos e técnicas em diferentes áreas, como atividades físicas, artes, relações sociais, comunicação entre outras.
Uma equipe de lazer e recreação coordena todas as atividades, em outras palavras, enquanto os participantes estão se divertindo os monitores estão trabalhando. O importante é que, mesmo com alegria e bom humor, o profissional deve lembrar que a brincadeira não é dele.
Número de animadores/monitores por participantes:
 
- faixa etária de 4 a 6 anos: 1 para cada 7 crianças;


- faixa etária de 6 a 12 anos: 1 para 10 a 12 crianças;


- faixa etária acima de 12 anos: 1 para cada 20 pessoas.



O perfeito funcionamento de qualquer setor relacionado com lazer e recreação depende efetivamente da melhor harmonia de conjunto de trabalho desses profissionais, bem como da assessoria de outros profissionais relacionados com a área, isto é, educadores, médicos, nutricionistas, psicólogos entre outros.
Os profissionais da área devem lutar para a valorização da mão de obra especializada no domínio do mercado de trabalho.

 A EQUIPE

Por melhor e mais completo que seja um profissional, se não estiver trabalhando com uma boa equipe, não desenvolve um bom trabalho.
Devemos analisar quem compõe a equipe de trabalho e o que cada um deverá fazer. A equipe é composta por pessoas que tem diferentes habilidades, conhecimentos e formação. Uma equipe equilibrada deve contar com monitores que tenham conhecimentos e técnicas em diferentes áreas, como atividades físicas, artes, relações sociais, comunicação entre outras. 


O que é Trabalho em Equipe???



Forma especial de organização, que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma companhia ou departamento, o Trabalho em Equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho.
         Valorizando cada indivíduo e permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, seja no campo escolar, profissional ou, até mesmo, em atividades cotidianas, o Trabalho em Equipe, além de possibilitar a troca de conhecimento é determinante nas relações humanas, pois motiva o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

Na visão do psicólogo Abraham Maslow (1908-1970), o trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, afeição, aceitação e sentimento de importância.
Para Maslow, "isto faz com que o indivíduo cresça, tornando o trabalho determinante, pois o objetivo a ser alcançado depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo bem como das relações humanas". 

Trabalhar em equipe significa compartilhar uma direção comum. Além disso, atividades desenvolvidas em conjunto encorajam o grupo, o que aumenta o desempenho na hora de realizar atividades, transmitindo autoconfiança, habilidade e união, características primordiais para o sucesso. 


DIVISÃO DE FUNÇÕES NA EQUIPE


É necessário dividir as funções na equipe para que todos os elementos da equipe tenham experiência em diferentes aspectos da profissão e, assim, possam se aperfeiçoar e evoluir na carreira.
Muitas vezes, a execução de determinada tarefa é difícil para determinado elemento da equipe. No entanto, é fundamental que se supere esse desafio, para que se torne um profissional completo.

Algumas funções / tarefas do trabalho na área de lazer:
  • Resumo das atividades;
  • Lavanderia;
  • Confirmação e contatos com artistas, músicos e shows;
  • Organização das salas;
  • Arquivo de documentos;
  • Confecção de cartazes;
  • Distribuição de programas;
  • Xerox;
  • Digitação;
  • Comunicação interna;
  • Comunicação externa;
  • Controle de materiais e equipamentos;
  • Manutenção;
  • Uniformes
  • Decoração de festas;
  • Controle de folgas e faltas;
  • Entre outras...

Ser monitor de recreação e lazer é mais do que ser o responsável pela alegria e pelo bem-estar dos participantes. É ser um referencial de valores principalmente para as crianças e adolescentes.


EMPRESAS DE LAZER





Além dos espaços e equipamentos para as atividades de lazer, que podem ser públicos ou privados, abertos ou fechados, cada vez mais surge no mercado um espaço para as chamadas “empresas de lazer”.
Pode-se entender que um empreendimento hoteleiro, por exemplo, é uma empresa de lazer, pois este oferece serviços de lazer para seus hóspedes. Um parque (público ou privado, temático, aquático ou de diversões) tem como objetivo principal propor diversão aos seus clientes. E ainda, que um bufê infantil é uma empresa de lazer, pois este oferece serviços e proporciona a diversão, a distração e o entretenimento, além de seus outros serviços.
Porém, este texto discute especificamente as empresas de lazer, as quais são especializadas em elaborar programações, treinar e ceder profissionais especializados para os mais diferentes projetos e eventos na área.
Como já visto anteriormente, com o crescimento das áreas de atuação do profissional em lazer, começam a ser alterados os acordos trabalhistas e a própria forma e divisão do trabalho nesta área. Cada vez mais a terceirização está presente dentro das grandes empresas e dos grandes eventos.
Independentemente do tipo ou ramo de atividade de uma empresa, ela pode contratar um profissional ou uma equipe de lazer, por exemplo: uma academia, um clube social, um hospital ou um hotel.
Por exemplo, na hotelaria, o profissional pode atuar como contratado ou como terceirizado. E ainda, se for estudante como estagiário. Especificamente para o caso do profissional terceirizado, o interessado irá recorrer a uma empresa de lazer, a qual dentro de seus objetivos irá desenvolver um projeto, treinar e selecionar os profissionais que mais se adéquam as necessidades da contratante.


LAZER NA ATUALIDADE




Quando se fala em qualidade de vida, geralmente associamos à idéia de saúde. Qualidade de vida é bem estar pleno, ou seja, o perfeito exercício de suas capacidades intelectuais, sociais, culturais, orgânicas, espirituais e políticas.
Por possuir tantos significados, o lazer não fugiu dos discursos sobre a qualidade de vida, visto ser um tempo de recomposição do ser humano. Mas é parcialmente enganoso entender o lazer como uma promoção do bem estar porque o lazer também precisa de qualidade para ocorrer. Logo, ele contribui à qualidade de vida, mas não age isoladamente. (PIMENTEL, 2003, p. 79).
O lazer na atualidade está intrinsecamente ligado a qualidade de vida e bem estar, ou seja, entende-se que as atividades de lazer atuam na:

ü      Recuperação Psicossomática

O mundo moderno amplificou bastante os fatores geradores de estresse como as exigências de maior produtividade, a complexidade das relações econômicas, as distâncias entre a casa e o local de trabalho, os inevitáveis congestionamentos e etc... Isso tudo determina o aumento da necessidade de repouso, silêncio e pequenas ocupações sem finalidades de trabalho.
A recuperação psicossomática tem a função de restaurar as capacidades físicas e psíquicas prejudicadas por essa fadiga.

ü      Divertimento

A vida em sociedade exige do indivíduo uma disciplina rígida em horários, comportamentos, hierarquias, além de impor obrigações a serem cumpridas o que gera o tédio, uma das formas mais conhecidas de fadiga mental. O divertimento, parte integrante do lazer, pode colaborar no caso de fadiga mental, para levar as pessoas a se desligar das atividades obrigatórias presentes no cotidiano. Isso propicia um reequilíbrio do indivíduo fazendo com que ele se integre novamente nas obrigações diárias.

ü      Desenvolvimento social e individual
 
Esse desenvolvimento é evidenciado pelo modo como uma pessoa se relaciona com as outras e do progresso pessoal, adquirindo novos conhecimentos e aprendendo novas habilidades. O lazer pode propiciar isso através de jogos que estimulem o relacionamento interpessoal e o crescimento individual.